F.A.Q.

Sobre o Vestibular UCP:

Seu vestibular vale por até 2 anos, desde que você solicite no atendimento de alunos o aproveitamento do vestibular e efetue sua matrícula no período de matrícula dos ingressantes pelo vestibular.

Sim, apenas para o curso de Licenciatura em Música.

Não, deve-se inscrever on-line na página SEGUNDA GRADUAÇÃO, seguindo o seguinte procedimento: Preencher o formulário de inscrição e enviar a documentação para análise de currículo.

Sim. Você poderá optar pela troca de curso na ocasião da matrícula.

Não, para os alunos de Educação Física, a exigência para efetuar a matrícula é a apresentação do Atestado Médico fornecido por um médico cardiologista.

Sobre outras formas de ingresso:

O aluno da UCP que, por qualquer motivo, trancou a sua matrícula ou abandonou o curso poderá reingressar à UCP sem a necessidade de realização do vestibular, ainda que deseje retornar para um curso diferente daquele que trancou ou abandonou.

A solicitação para reingresso deve ser realizada através de requerimento próprio disponibilizado dentre as solicitações de serviço no Virtual Aluno.

Você deve entrar em contato com o Atendimento de Alunos (24) 2244-4063 para verificar qual o débito e se necessário, contatar a COBES pelo tel (24) 2244-2525, localizada na rua do Imperador, 288 – sala 403.

Profissionais que já concluíram o curso superior podem requerer o ingresso em um novo curso de graduação sem a necessidade de prestar novo vestibular. A UCP oferece desconto de até 60% sobre o valor da mensalidade integral para pagamento até o vencimento.

Os candidatos que já estejam cursando a graduação superior em outra instituição poderão ingressar na UCP sem a necessidade de realização de vestibular, seguindo o seguinte procedimento: Preencher o formulário de inscrição e enviar a documentação para análise de currículo.

Você deve se inscrever para  INGRESSO PELO APROVEITAMENTO DA NOTA DO ENEM on-line e após, encaminhar o seu resultado do ENEM para o endereço de e-mail enem@ucp.br.

Após o processamento da sua inscrição e se você estiver apto para essa modalidade de ingresso, você receberá por e-mail um login e senha para dar prosseguimento no processo.

Para concorrer a uma vaga nesta forma de ingresso, exige-se do candidato que tenha média igual ou superior a 50% do valor máximo entre as provas objetivas e de redação do ENEM. A classificação dos candidatos far-se-á na ordem decrescente do grau de aproveitamento do candidato no ENEM e por curso na ordem das opções feitas na ficha de inscrição.

Não. O ENEM é apenas uma das formas de ingressar sem a necessidade de fazer a prova do vestibular, não concedendo bolsa ou desconto.

Sobre o Vestibular Social:

O VESTIBULAR SOCIAL é um vestibular específico e com regras próprias, por se tratar de convênio com a Prefeitura Municipal de Petrópolis. Concede bolsas de estudos integrais para os primeiros classificados. Os candidatos devem atender a diversos critérios, sendo os principais – ser portador de diploma do ensino médio em escola pública do município de Petrópolis ou da rede particular, por meio do programa TODOS PELA EDUCAÇÃO, do município de Petrópolis, tendo cursado no mínimo dois anos nesta instituição; não ter sido aprovado em vestibular nem cursado disciplinas em instituições de ensino superior.

A realização do vestibular depende da realização de convênio com a Prefeitura. Nos últimos anos, o Vestibular Social foi realizado entre dezembro e janeiro, para ingresso em fevereiro. No momento não há oferta para este vestibular.

A bolsa é integral. E a sua duração é o tempo de integralização do curso escolhido.

A escolha do curso poderá depender de 3 fatores: Quais cursos estarão previstos no edital, da sua classificação e se ainda restam vagas para o curso desejado.

Sobre Mensalidade:

Você pode acessar a tabela de mensalidades aqui.

Nos cursos de graduação, as mensalidades vencem sempre no dia 5 de cada mês, sendo que, de acordo com a Portaria UCP nº 062/2020, alguns cursos possuem descontos para pagamentos efetuados até o último dia útil do mês anterior ao vencimento.

Os boletos bancários são disponibilizados em nosso site (Virtual Aluno – Financeiro), geralmente, sempre a partir do dia 20 do mês anterior ao vencimento. O pagamento poderá ser efetuado, até o vencimento, em qualquer banco. Após o vencimento somente no banco de emissão.

Sobre Descontos e bolsas:

A UCP oferece, por meio de edital anual, bolsas de 100% (cem por cento), destinadas a alunos com renda per capita não excedente a um e meio salários mínimos. O Edital é publicado na página da UCP  e normalmente é disponibilizado em dezembro oferecendo bolsas para o semestre seguinte. Para se inscrever é necessário estar regularmente matriculado e não ter sido reprovado no período anterior. 

A política de desconto da UCP (de 25% a 55%) pressupõe pagamento antecipado da mensalidade até o último dia útil do mês anterior ao vencimento. Esse desconto é garantido e simplesmente condicionado ao pagamento antecipado. 

Chamamos desconto familiar o concedido aos dependentes do mesmo grupo familiar que estudam na universidade ou no Colégio de Aplicação. Para receber o benefício, é preciso requerê-lo por meio de formulário próprio, fornecido pela DIAAC (diaac@ucp.br / (24) 2244-4023). Este benefício somente será concedido no mês seguinte ao do deferimento do pedido e obedecido os critérios de dependência estabelecidos pela Legislação do Imposto de Renda.

A UCP  está credenciada no Programa. Para participar do Prouni o candidato não precisa ainda ser aluno da UCP, mas sim ter prestado o ENEM do ano anterior e se inscrever no Programa em calendário divulgado pelo Ministério da Educação.

A troca do bolsa do PROUNI só e permitida para cursos de áreas afins. Para solicitar a troca, você deverá verificar na DIAAC se terá vaga disponível para o curso que você deseja. Será verificado se a sua média do ENEM foi maior ou igual ao do último colocado na Universidade, no curso que quer se transferir.

Sim. A Universidade Católica de Petrópolis oferece, nestes casos, desconto entre 60% e 50% em todos o cursos (exceto as licenciaturas), para aqueles que pagarem suas mensalidades até o dia do vencimento.

Sobre Matrícula:

É a escolha das disciplinas que o candidato vai cursar no período letivo. Nesta ocasião, o candidato pagará o valor da primeira mensalidade.

O candidato pode realizar sua matrícula entregando uma declaração de conclusão de curso. Assim que o histórico e certificado estiverem prontos, o aluno deverá entregar uma cópia dos mesmos na Secretaria junto com uma cópia do Diário Oficial para regularizar sua pendência.

Sim. Desde que tenha uma autorização por escrito para efetuar a matrícula.

Uma autorização que dê poderes para o portador efetuar a matrícula. A declaração deverá constar número da carteira de identidade e CPF. Deverá levar os documentos originais e também cópia dos mesmos para anexar à matrícula, além dos documentos do candidato.

Sim. O candidato deverá vir com um responsável (pai, mãe ou responsável legal) para realizar a matrícula.

Para os candidatos do Polo Petrópolis, a matrícula presencial acontece no atendimento de alunos do campus Dom Veloso (Rua Benjamin Constant, 213 – Centro – Petrópolis). Para os candidatos dos polos EAD – Magé, Teresópolis e Nova Friburgo, a matrícula presencial acontece na secretaria dos respectivos polos.

Todo aluno paga 06 parcelas, uma no ato da matrícula e mais cinco parcelas.

Sim. Para isto o candidato deverá cancelar sua matrícula e solicitar o reembolso, via requerimento no atendimento de alunos da UCP, até a véspera do início do período letivo, tendo direito, neste caso, à devolução de 90% do valor pago na 1ª mensalidade.