A principal forma de ingresso na Universidade Católica de Petrópolis é por meio do vestibular. A instituição realiza no mínimo dois processos seletivos por ano, um entre os meses de outubro e janeiro e outro entre os meses de maio e julho.

COMO FUNCIONA?

1 º

INSCRIÇÃO

2 º

PROVA

3 º

MATRÍCULA

Em razão das medidas de isolamento social e de prevenção à saúde por causa da pandemia pelo COVID-19, a UCP realizará seu vestibular em formato totalmente digital, para que você possa buscar seus sonhos sem precisar sair de casa. A prova será composta da elaboração de uma redação em português com taxa de inscrição gratuita.

Após a sua inscrição, você receberá um e-mail da Universidade informando seu login e senha para realizar a prova, além do endereço da plataforma on-line do Vestibular. 

Se você já foi aprovado em nosso processo, o próximo passo será realizar a Matrícula. Nesta etapa você deverá comparecer a Universidade com seus documentos, além de pagar o boleto referente a sua primeira mensalidade.

No caso de ingresso para cursos EAD, o candidato poderá comparecer diretamente no polo.

Em razão das medidas de isolamento social e de prevenção à saúde por causa da pandemia pelo COVID-19, a UCP realizará seu vestibular em formato totalmente digital, para que você possa buscar seus sonhos sem precisar sair de casa. A prova será composta da elaboração de uma redação em português com taxa de inscrição gratuita.

Em compromisso com você, a UCP oferecerá períodos de 15 em 15 dias para a realização da prova (confira o cronograma abaixo). No momento da sua inscrição, você poderá optar pelo período mais compatível com a sua agenda e realizar a prova em algum desses dias, no horário que preferir*. 

Próximo ao período de prova escolhido você receberá um novo e-mail da Universidade informando seu login e senha para realizar a prova, além do endereço da plataforma on-line do Vestibular. 

Se você já foi aprovado em nosso processo, o próximo passo será realizar a Reserva de Matrícula. Nesta etapa – também 100% on-line – você deverá encaminhar seus documentos, além de emitir o boleto referente a sua primeira mensalidade. Para isso, acesse a área de reserva de matrícula utilizando o login e a senha informados em e-mail encaminhado após a sua aprovação.

Os candidatos que realizaram a reserva de matrícula serão pontualmente convocados para comparecer a um dos polos da instituição e finalizar o processo.

*Ao iniciar a prova, o candidato terá um limite de 2 horas corridas para finalizá-la, não sendo possível iniciar uma nova tentativa.

Cronograma:

PROVA
EXTRA

Inscrições:

De 08 a 25 de fevereiro de 2021

Períodos de prova
(on-line):

Até o dia 28 de fevereiro

Resultado:

Estará disponível 02 dias úteis após a realização da prova.

Será divulgado por e-mail.

Matrícula (presencial):​

Os candidatos aprovados deverão comparecer a instituição após a divulgação do resultado.

CURSOS DISPONÍVEIS

PRESENCIAL (PETRÓPOLIS)
AdministraçãoArquitetura e Urbanismo
BiomedicinaDireito
Educação FísicaEngenharia Civil
Eng. de ComputaçãoEngenharia Mecânica
Filosofia (Bacharelado)Filosofia (Licenciatura)
FisioterapiaHistória
LetrasMúsica
PedagogiaPsicologia
Relações InternacionaisTeologia
EAD (PETRÓPOLIS, TERESÓPOLIS, MAGÉ E NOVA FRIBURGO)
Administração
Filosofia (Bacharelado e Licenciatura)
História
Pedagogia
Teologia

Aqui você confere todos os detalhes referentes
a bolsas e financiamentos que a UCP oferece.

Resultados:

Aqui você confere a lista de aprovados no Vestibular UCP.

Período de 16 a 30 de novembro:

Período de 01 a 15 de dezembro:

Período de 16 a 30 de dezembro:

Período de 01 a 15 de janeiro:

Período extra - 26 e 27 de janeiro:

Período de 16 a 31 de janeiro:

Deseja ingressar de outra forma?